O desembargador Tyrone José Silva, integrante da comissão de juízes auxiliares do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), atendeu representação formulada pelo diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e determinou liminarmente, ontem, que o senador Roberto Rocha (PSDB) retire de um ônibus Double Deck propaganda eleitoral antecipada idealizada com o objetivo de promover a sua pré-candidatura ao governo do estado.
Caso a decisão não seja cumprida em 48 horas, o tucano terá que arcar com uma multa diária no valor de R$ 5 mil.
Intitulado de Gabinete Móvel, o veículo foi anunciado pelo parlamentar no último dia 07, faltando três meses para o pleito de outubro.
O ônibus, plotado com o nome do senador, suas redes sociais, hashtags de pré-campanha e que faz, inclusive, referência ao ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, é equipado com Internet e está sendo usado como ferramenta para que Rocha, justamente neste período pré-eleitoral, mantenha um contato mais “direto” com o cidadão maranhense.
Na representação, o PDT alegou que, apesar de estar a quase quatro anos no exercício do mandato, Roberto Rocha, somente agora, resolveu lançar um Gabinete Móvel que mais parece um outdoor ambulante.
De acordo com o desembargador, a permanência da referida propaganda afeta a isonomia entre os candidatos, com propensão até de repercutir no resultado do pleito, se caracterizando como perigo de dano.