Políticos de campos distintos estão acelerando o ritmo com o objetivo de estabelecer-se como principal representante do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) no Maranhão.
Além de surfar na onda de popularidade do capitão reformado do Exército, estes políticos, ao tentarem obter o título de legítimo representante do bolsonarismo, estão de olho e interessados na divisão dos cargos federais disponíveis no estado a partir de janeiro.
Na linha de frente aparece o deputado federal reeleito, Aluísio Mendes (Podemos).
Amigo pessoal dos filhos de Bolsonaro e integrante da chamada “Bancada da Bala”, Mendes, inclusive, já se reuniu com o presidente eleito, no Rio de Janeiro, na semana passada (reveja).
Operando juntamente com o parlamentar está a ex-prefeita de Lago da Pedra e candidata derrotada ao governo do estado, Maura Jorge.
Maura deixou o Podemos para filiar-se ao PSL, por onde concorreu ao Palácio dos Leões.
Desde então, e com o apoio de Aluísio, entrou em rota de colisão com o presidente estadual do partido e vereador de São Luís, Chico Carvalho.
Carvalho, em duas oportunidades, publicizou o desentendimento com Maura e o deputado federal – reveja e reveja.
O vereador tenta utilizar do seu prestígio político e da sua história dentro da legenda para continuar presidindo-a a partir do ano que vem.
Também reeleito para Câmara Federal, Cleber Verde (PRB) está em plena operação objetivando garantir, junto ao presidente eleito, cargos federais no Maranhão.
O parlamentar pretende manter sob seu comando o Incra, presidido por George de Melo Aragão, seu aliado, mas também mira nas superintendências regionais do INSS e de Pesca e Aquicultura.
Outro que se movimenta buscando aproximar-se de Bolsonaro é o ex-vereador de São Luís, Fâbio Câmara (PSL).
Derrotado, este ano, nas urnas, quando tentou eleger-se para o cargo de deputado estadual, Câmara passou recentemente alguns dias em Brasília onde estreitou os laços com aliados do ex-militar.
Pingback: “Não estou brigando por cargos”, afirma Chico Carvalho - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira