Desembargador José Jorge é parente de 1º grau do deputado Pará Figueiredo, que recentemente declarou apoio a reeleição do vice-governador Carlos Brandão.
O desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos (foto), do Tribunal de Justiça, é o responsável por analisar, a partir de agora, mandado de segurança, protocolado por deputados estaduais ligados ao vice-governador Carlos Brandão (PSDB), no qual é solicitada a anulação da eleição para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
O processo caiu no colo do magistrado após a desembargadora Nelma Sarney, cunhada do ex-presidente José Sarney, cujo partido, o MDB, já está fechado com o tucano, tornar sem efeito decisão da sua lavra anulando o pleito interno do Poder Legislativo.
José Jorge é irmão do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos e tio do deputado estadual Pará Figueiredo (Republicanos), que recentemente declarou apoio ao vice-governador – veja o vídeo no fim do texto.
Ou seja, é parente de primeiro grau de um parlamentar com posição política clara e que corrobora com a anulação da eleição para CCJ.
Advogados ouvidos pelo editor do Blog foram unânimes em afirmar que o desembargador deve se colocar na posição de impedido para julgar o processo.
Estes mesmos advogados analisaram que, no caso de Nelma Sarney, a magistrada deveria ter optado pela suspeição, uma vez que parentes seus são políticos e também apoiadores do vice-governador.