Objetivo é estabelecer consenso em torno do nome de Iracema Vale e evitar desgaste dentro do grupo político comandado pelo governador reeleito.
O governador Carlos Brandão (PSB) e o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PC do B), ambos reeleitos em outubro, terão uma reunião decisiva, muito provavelmente ainda nesta quinta-feira, com o objetivo de estabelecer um consenso para eleição da nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023/24 e, desta forma, evitar um desgaste dentro do grupo governista.
O governador apoia a candidatura à presidência da deputada eleita Iracema Vale, do PSB.
A parlamentar mais bem votada da história política da Alema, de acordo com o que foi apurado, já conta com maioria absoluta e folgada para vencer o pleito que acontecerá no dia 1º fevereiro.
Somente ontem, através da articulação do próprio Brandão, Iracema recebeu os apoios dos deputados Glalbert Cutrim (PDT), atual 1º vice-presidente da Casa; Neto Evangelista (União Brasil); Davi Brandão (PSB); Osmar Filho (PDT); e Janaína Ramos (Republicanos) – estes dois últimos haviam declarada adesão a reeleição de Othelino.
Othelino retornou nesta madrugada de Brasília para São Luís. Ele estava na capital federal acompanhando a esposa, Ana Paula Lobato (PSB), que assumirá, em fevereiro, o cargo de senadora da República no lugar de Flávio Dino (PSB), que irá para o ministério da Justiça e Segurança Pública do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além de alguns espaços no seu governo, Brandão deverá oferecer ao atual presidente o comando da Secretaria de Estado de Representação Institucional em Brasília (Rebras), uma pasta que, inclusive, poderá ser turbinada em favor do deputado.
Para Othelino, ao contrário do que muitos imaginam, o referido cargo não seria um mal negócio.
Com estrutura necessária, Othelino, habilidoso e articulado como ele é, poderia, de fato, utilizar a pasta para beneficiar o governo e o Estado.
Além disso, estaria próximo da esposa, contribuindo com seu mandato na Câmara Alta.
Caso aceite a proposta e se licencie do mandato, Othelino abriria vaga, na próxima legislatura, para o 1º suplente da federação PT/PC do B/PV, qual seja Zé Inácio, situação que também contribuiria para aquinhoar o partido de Lula.
Ainda hoje o editor do Blog voltará a trazer informações sobre os desdobramentos desta novela que, ao que tudo indica, está próxima do fim.