A deputada Iracema Vale (PSB) foi eleita, no fim desta manhã, a primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão que, este ano, completará 188 anos de atividades.
A ex-prefeita de Urbanos Santos, mais votada da história política do Estado no pleito proporcional do ano passado, encabeçou uma chapa única, denominada de União Pelo Maranhão, cujos demais integrantes foram eleitos para os outros oito cargos da nova Mesa Diretora da Casa, biênio 2023/24.
São eles: Rodrigo Lago (1º vice-presidente), Arnaldo Melo (2º vice-presidente), Fabiana Vilar (3ª vice-presidente), Andréia Rezende (4ª vice-presidente), Antônio Preira (1º secretário), Roberto Costa (2º secretário), Osmar Filho (3º secretário) e Guilherme Paz (4º secretário).
Em seu discurso, após a eleição interna, Iracema agradeceu a unanimidade em torno do seu nome e afirmou que sua ascensão ao posto máximo do Parlamento Estadual significa uma vitória das mulheres maranhenses.
A parlamentar lembrou seu histórico de vida pública, que já possui mais de três décadas de atuação, e garantiu que sua gestão à frente da Alema será compartilhada com os seus pares.
“Faremos uma gestão compartilhada, que trabalhará pelo bem do Maranhão e do seu povo”, disse a presidente.
Ela também fez questão de destacar o apoio que sempre recebeu de aliados políticos e familiares, como o seu esposo, o prefeito Herlon Costa (Republicanos), da cidade de Belágua.