Entidades são contra Abigail Cunha na Secretaria de Estado da Mulher

Entidades representativas das mulheres maranhenses divulgaram, na última sexta-feira, nota de repúdio contra a nomeação da deputada estadual Abigail Cunha no cargo de secretária estadual da Mulher.

A parlamentar assumiu a pasta por meio de uma articulação envolvendo o Palácio dos Leões e o PL, seu partido, para que fosse alçado à titularidade do mandato na Assembleia Legislativa o primeiro suplente da sigla, Pará Figueiredo, filho do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, do Tribunal de Justiça.

Abigail é esposa do prefeito da cidade de Barra do Corda, Rigo Teles, também do PL, e não tem histórico de luta ou defesa dos direitos femininos.

Antes mesmo de assumir o cargo, de acordo com o que foi apurado, em uma reunião reservada com aliados, teria tido que só iria para a referida Secretaria, abrindo espaço para Figueiredo, caso tivesse uma adjunta capaz de atender e lidar com o que teria sido classificado de “áxes”.

A nota assinada pelas entidades foi divulgada pelo Fórum Maranhense de Mulheres.

“Causa espanto e revolta a todo movimento de mulheres do Maranhão a indicação para a SEMU de uma deputada estadual recém empossada sem histórico nas lutas em prol dos direitos humanos básicos, a exemplo da igualdade de gênero para as mulheres. E para agravar a falta de conhecimento da pasta a deputada está sendo exposta nas redes sociais por postagens que denunciam o classicismo e o racismo”, diz o documento.

“Com a indicação da deputada Abigail Cunha, o Maranhão parece estar fazendo caminho inverso ao permitir que o órgão responsável pelas políticas públicas para as mulheres seja tratado como uma Secretaria meramente decorativa, sem orçamento e sem poder para atuar na articulação transversal, ora servindo como moeda de troca em negociações políticas. Nessa perspectiva, a indicação da deputada para a SEMU, em pleno mês de março, desrespeita todo movimento de mulheres do Maranhão”, completou.

O Governo e a parlamentar ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

O editor do Blog deixa do espaço aberto caso eles queriam fazê-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *