Agora é oficial. O médico e ex-prefeito do município de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, se filiará ao partido Novo neste sábado, às 15h, em um evento da sigla que será realizado no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa.
Lahesio concorreu ao Governo do Estado ano passado pelo PSC, legenda que foi incorporada pelo Podemos, partido comandado pelo deputado federal Fábio Macedo e que faz parte da base de apoio do governador Carlos Brandão (PSB).
Surfando na onda do bolsonarismo, mesmo não pedindo declaradamente votos para o capitão reformado do Exército, ficou em segundo lugar obtendo mais de 857 mil votos.
A filiação de Lahesio foi confirmada pelo governador Romeu Zema, de Minas Gerais, em entrevista coletiva concedida nesta manhã em um hotel de São Luís.
Zema é pré-candidato a presidente da República pelo Novo.
Lahesio chega ao partido com um projeto definido: participar novamente, em 2026, da disputa pelo comando do Palácio dos Leões.
O médico, conforme determina a legislação eleitoral, não poderá concorrer ao cargo de prefeito ano que vem.
Poderia, sim, disputar uma vaga de vereador em qualquer município maranhense, cenário que é totalmente descartado.
A construção do projeto “Lahesio candidato a governador” passará obrigatoriamente pela coordenação do presidente do Novo no Maranhão, Leonardo Arruda, de acordo com o que foi apurado pelo editor do Blog.
O ex-prefeito, a partir de agora, funcionará como uma espécie de garoto propaganda do partido, trabalhando pela adesão de novos filiados e, consequentemente, sua expansão no Maranhão.
Em São Luís, o Novo ainda avaliará dois cenários: lançar candidato à sucessão do prefeito Eduardo Braide (PSD) ou apoiar um outro nome.