De imediato, faixa de BRT será retirada para oferecimento aos condutores de um sistema com três vias de circulação.
O governador Carlos Brandão (PSB) autorizou a realização de novas intervenções na MA – 203, no trecho conhecido como Estrada do Araçagy, a partir da UPA que serve o bairro e outros próximos, com o objetivo de oferecer melhores condições de trafegabilidade e evitar os constantes acidentes de trânsito ocorridos nesta região da Grande Ilha.
De imediato, de acordo com o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Adriano Sarney, que tratou sobre o tema em entrevista à Rádio Mirante AM nesta sexta-feira, a faixa destinada ao BRT será retirada, oferecendo aos motoristas um sistema improvisado com três faixas de circulação.
A desativação da via destinada exclusivamente aos ônibus coletivos se dá em função de um fato simples: a demanda é irrisória nesta região.
O sobrinho da ex-governadora Roseana Sarney, hoje deputada federal pelo MDB, também confirmou que o governo realizará uma nova obra na Estrada.
No entanto, não publicizou detalhes, limitando-se a dizer que um estudo será concluído em breve e que os trabalhos deverão ser iniciados ainda neste primeiro semestre.
O que Brandão pretende fazer, na verdade, é corrigir erros praticados pelos governos Roseana e Flávio Dino e que resultaram em um derrame milionário de recursos públicos.
Na gestão da hoje deputada federal (2010/14), uma primeira obra foi executada pelo então secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva, ex-prefeito de São José de Ribamar e que se movimentava, naquele período, como pré-candidato ao Palácio dos Leões com o apoio do grupo Sarney.
A ação reduziu os tamanhos das duas vias de circulação, deixando um canteiro central enorme que, à época, diziam que seria utilizado para implantação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Dino assumiu em 2015 e desfez tudo.
Retirou o canteiro central sem utilidade; alargou as pistas no trecho após a entrada da Praia do Araçagy.
Porém, implantou faixas estreitas de circulação – uma delas para coletivos – um sistema ineficaz e que contribuiu para que a rodovia estadual se transformasse em uma verdadeira máquina de produzir acidentes e vítimas – algumas delas fatais.
O editor do Blog, como morador da região, espera que, de fato, a nova obra do governo promova a verdadeira mobilidade e segurança que os moradores tanto almejam.
Afinal, trata-se de uma das áreas da região metropolitana que mais cresce em todos os aspectos.