Secretaria de Saúde prepara nota informativa sobre suspeita de febre maculosa no Maranhão

A morte de quatro pessoas em São Paulo por febre maculosa levantou um alerta para todo o país sobre como está a preparação do sistema de saúde para casos como este.

Nesta semana a dentista Mariana Giordano, o namorado dela, Douglas Costa, a jovem Evelyn Santos, de 28 anos, e a adolescente Erissa Santana, de 16 anos, morreram por causa da doença em Campinas

Os três estiveram em uma fazenda na cidade que organiza grandes shows e eventos. As atividades foram suspensas.

Em virtude dos casos, a secretaria estadual de saúde do Maranhão está elaborando uma nota informativa para os municípios maranhenses orientando sobre a conduta e o manejo da doença para casos suspeitos e confirmados.

Além disso, a secretaria realiza vigilância epidemiológica para atuar em qualquer caso suspeito. Nesses casos, existe um protocolo e orientações.

A prevenção da doença é baseada no impedimento do contato com o carrapato, normalmente o carrapato-estrela. Porém, caso surjam os sintomas, a orientação é ir ao hospital o mais rápido possível. Com o tratamento correto logo nos primeiros dias de sintomas, a chance de cura é muito alta.

Os sintomas são febre; dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; diarreia e dor abdominal; dor muscular constante; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; e gangrena nos dedos e orelhas.

No Maranhão, não existe registro de febre maculosa há pelo menos cinco anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *