O deputado estadual Carlos Lula (PSB) foi convidado a ministrar palestra para os alunos do curso de mestrado em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Na ocasião, o parlamentar apresentou sua experiência na construção das políticas públicas de saúde e os desafios de contribuir com essas políticas na Assembleia Legislativa.
“No Maranhão, 95% da população é dependente do SUS e, nos últimos anos, o estado fez a sua lição de casa, pegou o modelo de saúde pública utilizado anteriormente e virou do avesso. A partir de 2016, trocamos o modelo de financiamento dos hospitais municipais e passamos a regionalizar o cuidado em saúde, com a construção de hospitais e leitos de UTI, que trabalham articulados com os hospitais municipais. Dessa forma, todas as regiões ganharam hospitais e leitos de UTI”, disse Carlos Lula, explicando o planejamento da sua gestão à frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Como parte dos resultados obtidos durante os quase seis anos de gestão da saúde, o parlamentar destacou o aumento em mais de 300% das máquinas de diálise no Maranhão, a inauguração de hospitais em todas as 19 regionais de Saúde, a descentralização do tratamento de câncer, além da ampliação de consultas especializadas e cirurgias eletivas.
Para Carlos Lula, resultados eficazes em políticas públicas devem considerar as necessidades da sociedade local, sobretudo, a mais pobre. “Temos bolsões no estado muito ricos próximos de territórios muito pobres. Um exemplo disso é a Península da Ponta D’areia e a Ilhinha. A construção de políticas públicas tem que compreender as desigualdades em que a população maranhense vive atualmente. E eu acredito que é possível construir políticas públicas que reduzam as desigualdades, é isso que estou tentando fazer no meu mandado, de forma racional, focado em educação, saúde e primeira infância”, ressaltou.
Territórios – O professor do curso de Mestrado em Geografia, Yata Anderson, destacou que a Geografia da Saúde compreende um estudo amplo sobre territórios e a participação do parlamentar revela como é possível a materialização dos assuntos teóricos.
“Neste módulo, contamos com a parceria de gestores, especialistas e pesquisadores para compartilhar com os alunos e contribuir com os projetos deles. A participação do deputado estadual e ex-secretário de Saúde, Carlos Lula, foi um grande ganho para a nossa matéria, pois pudemos conhecer melhor a estrutura da saúde montada no Maranhão nos últimos anos e a importância das políticas públicas territorializadas, as quais ele está dando continuidade no seu mandato como deputado estadual”, afirmou o professor.
Para a mestre Deuzanir Lima, que participou da aula a convite da coordenação do curso, levar essa discussão para dentro da academia é essencial. “Conseguir discutir sobre as políticas públicas e buscar melhorias, esse é o nosso papel diante da sociedade. Estudar o que está sendo feito, entender o que está sendo eficiente para a sociedade e tentar buscar soluções para melhorar esse sistema de saúde para a sociedade. Essa informação subsidia o trabalho que está sendo feito pelos pesquisadores”, disse.