A federação partidária formada pelo PT, PC do B e PV ainda não definiu qual posicionamento irá adotar em relação ao pleito para prefeito de São Luís, em 2024.
Os presidentes dos três partidos – Francimar Melo, Márcio Jerry e Adriano Sarney, respectivamente – reuniram-se mais uma vez, nesta sexta-feira, para discutir as ações que serão desenvolvidas na capital e demais municípios do Estado.
O deputado federal Duarte Júnior (PSB) esteve presente em dado momento do encontro, oportunidade na qual pediu apoio da Federação à sua pré-candidatura e ofereceu a vaga de vice em uma chapa que poderá ser encabeçada por ele.
Diferentemente do que foi divulgado em alguns veículos de comunicação, os três partidos não fecharam questão no sentido de indicar um nome para compor com o ex-presidente do Procon.
“Não procede. Muito longe para se definir vice”, explicou Jerry, presidente estadual do PC do B ao ser questionado sobre o assunto pelo editor do Blog.
Francimar Melo, presidente do PT maranhense, informou: “A Federação recebeu o deputado Duarte, pré-candidato. Foi um pedido dele em conversar com os partidos da Federação. Fizemos a primeira rodada; ele pediu para falar; ele ofereceu a composição da chapa de vice. Só que a Federação ainda não tem nenhuma posição tomada, até porque nós estamos começando a dialogar. Tem projetos internos dentro da Federação, dos partidos ainda para discutir. Tem interesse em candidaturas próprias. O próprio PT ainda vai discutir se vai lançar candidato; se for lançar candidato quais serão os nomes. Os outros partidos também estão discutindo. Tem pedidos de filiação dentro da Federação. Então, a vinda dele para fazer uma visita a Federação foi apenas um gesto e lógico que ele colocou o interesse dele, mas a Federação ainda vai discutir isso. Então, não tem posição fechada e nem será fechada agora. Primeira rodada de diálogo e obviamente que todos tem interesse de discutir com a Federação, mas não tem nenhuma posição tomada e nem vai ser tomada agora. Até porque a própria Federação precisa discutir primeiro com seus partidos para depois fazer uma discussão sobre qual caminho iremos tomar”.
Adriano Sarney, presidente do PV, não respondeu aos questionamentos feitos.
A Federação, vale ressaltar, manterá diálogo com todos os outros pré-candidatos do campo político do governador Carlos Brandão e do ministro Flávio Dino, ambos do PSB.