Candidato ao STJ, Paulo Velten chama Dino de líder e dá cutucada em toda classe política do Maranhão

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, fez nesta manhã (veja o vídeo no fim do texto), durante solenidade no Fórum Desembargador Sarney Costa, um discurso no qual, além de elogiar, deixou clara a sua admiração pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, do PSB, que proferiu palestra sobre regulação das plataformas digitais.

O magistrado disse que o ex-governador é seu líder e que é uma referência para toda a sua geração, distinguindo-se dos demais políticos do Estado e que não se guia por interesses pessoais, muitas das vezes, inclusive, escusos.

“Você é um líder, de visão futura. Você é um estadista. É uma referência, é um exemplo para todos nós da minha geração, que nos orgulhamos muito do trabalho que você desenvolve. E não de hoje, já de muito tempo. O Flávio, ele se distingue dos demais líderes políticos exatamente por isso: por que ele é um líder pronto para ser aprovado pelo teste da história. E qual é a diferença? Ele não é um líder que se guia por interesses menores, por interesses pessoais, muitas vezes, inclusive, escusos. Ele é um líder que tem um ideal e segue este ideal. Este é o líder que nós precisamos. Se nós tivéssemos, meu querido Flávio Dino, meia dúzia de líderes como você…bastava isso, meia dúzia no Estado do Maranhão…eu não tenho dúvida de que nós já estaríamos muito melhor”, afirmou.

Velten é candidato a uma vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, para alcançar seu intento, de acordo com informações de bastidores, conta com o total apoio do auxiliar do presidente Lula (PT), que tem forte poder de influência no Judiciário brasileiro.

O presidente do TJMA recorreu recentemente de uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de tornar com efeito uma resolução, pensada por ele, que torna secreta a eleição no Pleno do Palácio Clóvis Beviláqua para escolha do novo desembargador ou desembargadora via dispositivo do Quinto Constitucional direcionado à advocacia maranhense.

A resolução instituiu, ainda, uma comissão para avaliar os seis nomes escolhidos pela categoria por meio de votação aberta e sabatina interna do conselho da seccional da OAB.

O dispositivo, por exemplo, dá poderes aos integrantes da comissão, que serão escolhidos pelo próprio desembargador/presidente, de não aprovar a lista sêxtupla e devolve-la para a OAB do Maranhão para que o processo de escolha seja reiniciado.

A disposição de Paulo Velten em mudar as regras do jogo com o mesmo sendo jogado – justamente ele que chegou desembargo por meio do Quinto da advocacia, em 2007 – é vista por outros magistrados e observadores do cenário político como uma maneira de afrontar o governador Carlos Brandão (PSB), que tem a prerrogativa de escolher o próximo desembargador (a), cujo nome deverá estar contido em uma listra tríplice.

A manobra, que já repercutiu negativamente no Brasil,  de acordo com fontes do TJMA, teria a chancela do próprio Dino, líder de Paulo Velten.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *