A maioria dos brasileiros desaprova a gestão do senador licenciado e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula.
Foi o que revelou pesquisa do Instituto Atlas realizada no período compreendido entre os dias 20 a 25 deste mês e que, cujos números, ganharam publicidade nesta quinta-feira.
De acordo com matéria do Estadão, o estudo ouviu 3.038 pessoas pelo método de recrutamento digital aleatório.
20% dos brasileiros que consideram o desempenho do governo na área como ótimo e 16% como bom.
Por outro lado, são 47% aponta a gestão do setor como péssima e 9% como ruim.
Os outros 9% viram desempenho regular. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Também vêm da segurança pública os dois pontos mais questionados pelos entrevistados entre 10 iniciativas do governo testadas na pesquisa.
A falha na entrega de imagens de 181 câmeras de segurança do Ministério da Justiça para a CPI do 8 de Janeiro é apontada como um erro por 61% dos entrevistados e como acerto por 13% deles.
Outros 26% não souberam. Já atraso no envio ao STF do acordo de cooperação com a Suíça no âmbito da Lava Jato antes da decisão de Dias Toffoli que anulou provas da operação no caso Odebrecht é apontado como erro por 48% dos entrevistados e como acerto por apenas 14%.
A mesma pesquisa mostrou que a maioria da população rejeita a decisão do ministro do STF e apontou a avaliação do governo como estável.
Segundo a pesquisa, o melhor índice de avaliação ótima no governo está na área de direitos humanos e igualdade racial.