Auxiliar do governador Carlos Brandão, na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, o ex-deputado Bira do Pindaré, presidente em exercício do PSB no Maranhão, afirmou nesta sexta-feira que o seu partido buscará a unidade de todos os partidos do campo da situação em torno da pré-candidatura a prefeito de São Luís do deputado federal Duarte Júnior.
O parlamentar teve o seu nome confirmado pelo socialismo durante entrevista coletiva da qual também participaram o ministro Márcio França, do Empreendedorismo e membro da executiva nacional do PSB, e o deputado estadual Carlos Lula, que oficializou apoio a Duarte (reveja).
A tese defendida por Pindaré é de que o pleito na capital maranhense ano que vem seja plebiscitário, com confronto direto apenas entre o prefeito Eduardo Braide (PSD), pré-candidato a reeleição, e o ex-presidente do Procon representando o Palácio dos Leões; seu arco de alianças; e a base partidária local do presidente Lula (PT).
No entanto, vai na contramão de entendimento de outros políticos ligados ao Governo do Estado, que enxergam no lançamento de pelo menos três candidaturas competitivas a opção correta para levar a disputa para o segundo turno.
De acordo com Bira do Pindaré, a partir de agora, o PSB ampliará as conversas com todos os agentes políticos e agremiações partidárias do campo de Carlos Brandão para que seja discutido o cenário de lançamento da candidatura única de Duarte.
“Todos têm legitimidade para pleitear disputar a eleição para prefeito de São Luís. O PSB, ao definir o nome do deputado Duarte como representante do partido, comprovou sua unidade. Seguiremos mais do que unidos a partir de agora. E queremos discutir com os demais aliados do nosso campo esta tese que defendemos, de unirmos forças em torno do nome de Duarte Júnior”, afirmou Pindaré.
Logo mais, a partir das 18h, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, os socialistas realizarão conferência que contará com a presença do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira.
O ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, e Carlos Brandão irão participar do ato que ratificará pré-candidatura de Duarte.