Vale terá que comprovar controle de emissões de poluentes para manter licenças de operação no Maranhão

A mineradora Vale foi notificada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e terá que comprovar o controle das emissões de poluentes para manter as licenças ambientais e continuar realizando suas operações no Maranhão.

A informação foi confirmada pelo próprio governador Carlos Brandão (PSB) em postagem nas redes sociais nesta tarde.

“Como parte do nosso compromisso com o meio ambiente, temos constante preocupação com a qualidade do ar em São Luís, que em 2022 superou em 500 vezes os níveis de emergência. De acordo com estações de monitoramento, isso aconteceu em razão do excesso de poluentes”, disse.

“Diante disso, a mineradora Vale foi notificada pela Sema, e terá que comprovar o controle das emissões de poluentes, para manter as licenças ambientais e realizar suas atividades. Queremos a Vale como parceira, mas é importante que cumpra suas obrigações”, completou.

No mês de julho, durante audiência pública, o Ministério Público divulgou dados alarmantes contidos em um relatório de qualidade do ar de São Luís.

De acordo com os referidos, em 2022 a qualidade do ar chegou a níveis de emergência mais de 500 vezes, o que representa aumento da presença de componentes como dióxido de enxofre e ozônio acima do padrão permitido pela legislação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *