A TV Difusora divulgou nesta manhã levantamento do Instituto Três Pesquisas aferindo a preferência do eleitorado de São Luís na disputa pelo comando do Palácio de La Ravardière
O resultado atestou segundo turno em um cenário no qual estejam concorrendo pelo menos cinco candidatos.
Os números são parecidos com os outros de Institutos que também divulgaram levantamento este ano.
No cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor – o prefeito Eduardo Braide marcou 34,4%. Ele é seguido pelo deputado federal Duarte Júnior, que obteve 25% das intenções de voto.
O ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior pontuou com 6,5%. Ele é seguido por Neto Evangelista (4,1%); Yglésio Moyses (4%); Wellington do Curso (3,6%); Fábio Câmara (2,9%); e Diogo Galhardo (0.4%). 7,5% não souberam ou não responderam e 11,6% brancos e nulos.
59% de indecisos – O cenário espontâneo – aquele no qual não são apresentados aos entrevistadores os nomes dos pré-candidatos – mostrou um cenário no qual 59% dos eleitores ainda não definiu em quem irá votar.
19% escolheram o atual prefeito. Duarte Júnior foi citado por 11,8%. Edivaldo marcou 1,5% e Fábio Câmara 1,1%.
Os demais citados não alcançaram 1%. Nulos e brancos 5,7%.
Rejeição – No quesito rejeição, Edivaldo lidera com 21,1%. Eduardo Braide marcou 12,6%.
Ele é seguido por Yglésio Moyses (11,3%); Duarte Júnior (7,9%); e Neto Evangelista (3,9%).
17,3% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 11,5% não sabem ou não quiseram responder a este item da pesquisa.
2º Turno – Outro cenário apresentado na pesquisa estimulada foi de uma disputa no segundo turno entre Braide e Duarte Jr. Nesse contexto, o atual prefeito aparece com 43,1%, enquanto o deputado federal tem 35,3%.
Foram ouvidos 800 eleitores nos dias 10, 11 e 12 deste mês na zonas urbana e rural de São Luís.
A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos.
O levantamento tem nível de confiabilidade de 95%.