O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com reportagem da Folha de São Paulo, pode anunciar o ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira.
A decisão de indicar o ex-governador do Maranhão e senador licenciado pelo PSB para o lugar de Rosa Weber, que se aposentou em setembro, foi publicizada pelo petista a ministro do STF na última quinta-feira, durante jantar reservado no Palácio da Alvorada, em Brasília, no qual o é juiz federal esteve presente, e ratificada por Lula a aliados ontem.
Nas ocasiões, o presidente declinou o nome de Paulo Gonet para o comando da Procuradoria Geral da República (PGR).
Flávio Dino já informou aliados e auxiliares mais próximos da nova guinada na sua vida pública.
Desde que o cargo vagou no STF, o maranhense sempre figurou como favorito para ocupa-lo.
Dino, 55, nasceu em São Luís e foi juiz federal antes de iniciar uma carreira na política. Foi secretário‐geral do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), presidente da Associação dos Juízes Federais e assessor da presidência do Supremo Tribunal Federal.
Foi deputado federal, presidiu a Embratur no governo Dilma Rousseff (PT) e governou o Maranhão por dois mandatos (2015-2022).
Em 2022, foi eleito senador, cargo do qual se licenciou para comandar o MJSP.
Com a renúncia de Dino do cargo de senador, quem assumirá a titularidade do mandato é Ana Paula Lobato, também do PSB, mulher do deputado estadual licenciado e secretário de Estado da Representação Institucional em Brasília, Othelino Neto (PC do B).
Não acredito 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮