Com a gestão desaprovada por 62% dos moradores e figurando em terceiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento, o prefeito Amílcar Gonçalves Rocha (foto) fez aprovar, esta semana, na Câmara Municipal empréstimo de R$ 30 milhões para o município de Barreirinhas, principal porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Nove vereadores – Rodrigo Dias, Socorro Aguiar, Cilene Melo, Sandra Via Box, Irmão Filho, Carlos Dutra, Cleudiomar da Fazendinha, Mauriedson e Ronin – votaram a favor do endividamento.
Foram contrários os vereadores Honorino das Estradas, Amarildo, Daniel Jr., Orleandro e Fernando Leal.
A apreciação do Projeto de Lei de autoria da gestão do prefeito, que tentará renovar o mandato ano que vem, gerou debates acalorados e foi classificada pelos parlamentares contrários como uma espécie de “tábua de salvação” para que Dr. Amilcar tente melhorar sua imagem perante a população através dos recursos milionários.
Fernando Leal criticou a intenção do poder executivo de contratação do empréstimo, destacando que o município de Barreirinhas recebe mais de um milhão todo mês, originário de royalties da Petrobrás, da energia eólica e de voucher (imposto turístico).
Finalizou chamando de indecente a urgência solicitada para votação do requerimento.
Daniel Jr. Lembrou que há dois anos o prefeito pediu a falência do município (Decreto 172/2023 declarando situação de Contingência Financeira) e questionou a seriedade do poder executivo em relação à administração de recursos, que teve uma arrecadação de mais de 134 milhões, sem nenhuma obra.
“No ano passado foram 134. 318.267 milhões, o que dá mais de 12 milhões por mês. E está com três anos que não foi feita nenhuma obra. Eu desafio o prefeito a mostrar uma obra aqui que ele tenha feito nesse período. Então, como posso ser a favor de um projeto desse?”, questionou.
“Esse projeto vai deixar um rombo no município de Barreirinhas. Se realmente for aprovado por esta casa, será de uma grande irresponsabilidade. E esse rombo vai ficar “nas costas” dos Barreirinhenses. Atenção, Barreirinhas”, alertou o vereador Amarildo.
O referido PL chegou à Casa sem nenhum projeto técnico e com apenas uma justificativa, apontando para execução de obras de infraestrutura e saneamento básico através de contratação de recursos via Caixa Econômica Federal.
Em junho deste ano, vale relembrar, Dr. Amilcar decretou na cidade estado de contingência financeira, suspendendo, por exemplo, pagamento de gratificações dos servidores e lhes tolhendo outros benefícios.