A Universidade Integrada da Terceira Idade (UNIT) formou esta semana 117 idosos em uma emocionante cerimônia realizada no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O vereador Raimundo Penha (PDT), um dos principais apoiadores do projeto, participou do evento e comemorou a conquista dos formandos.
“Eu que atuo na defesa dos direitos dos idosos em diversas áreas como a saúde, garantindo a destinação de recursos para a melhoria do atendimento prestado no CAISI, por exemplo, ficou emocionado em ver pessoas com mais de 60 anos de idade nos dando exemplo de coragem para superar preconceitos e obstáculos e conquistar seus sonhos”, declarou Raimundo Penha.
Na solenidade de formatura da UNITI, o vereador destacou a grandiosidade e o sucesso do trabalho desenvolvido pela UFMA com os idosos, disse que essa iniciativa já está gerando frutos na UEMA e em outras instituições privadas, e defendeu que a Prefeitura de São Luís também priorize a implantação de ações como essa por todo o município. “Mais de 10% da nossa população são idosos, e eles merecem ter seus direitos assegurados”, destacou ele.
A maioria dos idosos atendidos pela UNITI reside nos entornos da UFMA (área Itaqui Bacanga), mas há alunos de outros bairros de São Luís. Anualmente a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFMA) lança edital com cerca de 120 vagas para pessoas idosas, aposentados, pensionistas, beneficiárias dos programas do governo, ou sem renda. Os cursos oferecidos têm disciplinas obrigatórias e optativas que são ministradas em formato de oficinas. Os alunos também têm aulas sobre envelhecimento, geriatria e gerontologia, nutrição, saúde e bem-estar, botânica, prática desportiva, hidroginástica, atividades artísticas, dentre outras
“É um projeto abrangente, que promove a integração social e o bem-estar dos idosos. E o vereador Raimundo Penha, que tem sido comprovadamente um defensor atuante dos direitos da pessoa idosa, é um dos grandes incentivadores da UNITI, sempre presente, cuidadoso e muito querido dos nossos alunos”, declarou chefe da Divisão da UNIT, Rafael de Abreu Lima.