Candidato derrotado no pleito para o Governo do Estado em 2022, o médico Lahesio Bonfim (Novo) mostrou ser desprovido de argumentos quando está inserido em um debate.
O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes baixou o nível ao rebater fala do governador em exercício, Felipe Camarão (PT), sobre notas do Enem 2023.
Bonfim criticou o fato dos estudantes maranhenses não terem aparecido na lista daqueles que tiraram nota máxima na redação – apenas 60 estudantes, de todo o Brasil, alcançaram o feito – e politizou o assunto como forma de atacar Camarão, que está licenciado do cargo de secretário de Estado da Educação.
De forma didática, sem xingar Lahesio, apenas sugerindo que o mesmo possui algum tipo de problema cognitivo, o petista rebateu as críticas e exigiu que o médico mantivesse respeito aos estudantes; docentes; e pelo sistema público educacional.
Foi o bastante para o ex-prefeito descer a ladeira e tecer comentários pejorativos contra Camarão, inclusive questionando sua sexualidade.
Lahesio Bonfim tem que aprender que críticas bem embasadas e sustentadas no respeito são necessárias em qualquer processo democrático.
Já que ele mira em 2026, precisa criticar utilizando fatos concretos e apontando soluções.
Se não procede desta forma e prefere partir para o ataque vil, apenas mostra que não detém estatura política necessária e, tão pouco, equilíbrio emocional para inserir-se no debate sobre os rumos do Maranhão.
E muito menos para governá-lo.