Como parte de uma série de compromissos na cidade de Viana, nessa quinta-feira, 18, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou o Hospital Regional “Dr. Antônio Hadade, unidade que promove atendimento à população de 11 municípios na Baixada Maranhense.
O gestor percorreu as alas da unidade e conversou com os pacientes. “As visitas às unidades têm possibilitado ouvir os pacientes e nossas equipes de perto. O diálogo proveitoso contribui para o fortalecimento e aprimoramento da nossa rede, além do cuidado com as pessoas”, frisou o secretário.
Durante a visita, o secretário Tiago conheceu Joana Otacília Maia dos Santos, de 75 anos, natural do município de Penalva. A paciente foi admitida na unidade em 16 de janeiro com histórico de dispneia. “Estou sendo bem acompanhada e estou gostando das equipes que estão me prestando o atendimento”, compartilhou.
“Agradeço a todos do governo e da direção pela forma como estão cuidando da minha mãe”, acrescentou Conceição de Maria dos Santos, filha da dona Joana.
Zeneide Costa Lindoso, de 66 anos, que recebe os cuidados da equipe, e é natural do município de Viana, residente no povoado Bacurizeiro, também conversou com o secretário Tiago Fernandes. Internada desde o último 13 de janeiro para tratamento de dores abdominais, recebeu os resultados dos exames com o diagnóstico e iniciou o tratamento. Atualmente, ela se encontra em observação e com quadro clínico estável.
A diretora administrativa do hospital, Maria Nadi Morais, afirmou que a visita demostra o respeito que o secretário tem pela gestão da saúde, pelos pacientes e profissionais:
“A presença do secretário veio para confirmar o trabalho que estamos realizando junto aos pacientes e seus acompanhantes, além de servir, também, de avaliação do fluxo adotado visando sempre um atendimento de qualidade”, afirmou.
O Hospital Regional de Viana é responsável pelo atendimento de 11 municípios. Oferece suporte de urgência e emergência, bem como exames de imagem como raio-x, tomografia e ultrassom, além de cirurgias gerais eletivas e ortopédicas reguladas. A unidade da rede da SES foi inaugurada em 2020 e é gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa).
Em 2023, a unidade contabilizou 2.514 internações, sendo 1.105 de clínica médica, 702 de clínica cirúrgica, 488 de ortopedia e 219 de unidade para cuidados intensivos. Além disso, foram realizadas 5.385 consultas especializadas, como ortopedia, cirurgia geral e de risco cirúrgico, e ainda 1.030 cirurgias ortopédicas e 882 cirurgias gerais.
A unidade realizou, também, 76.593 exames, sendo 3.222 de tomografia, 1.109 de ultrassonografia, 12.422 de raio-x, 2.018 de eletrocardiograma e 57.822 exames laboratoriais.