Representantes do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros se reunirão, nesta quinta-feira, para uma nova rodada de discussão objetivando chegar a um consenso que permita o fim da paralisação do transporte coletivo urbano e semiurbano na Grande Ilha de São Luís.
Motoristas e cobradores cruzaram os braços desde a última terça-feira.
Apesar de haver decisão judicial determinando a circulação de 50% da frota, esta não está sendo cumprida.
Hoje, por exemplo, os ônibus permaneceram nas garagens das empresas.
O novo encontro acontecerá na sede do Ministério Público do Trabalho, na capital, e terá início às 14h.
Rodoviários reivindicam 20% de reajuste salarial; aumento de pelo menos R$ 500,00 no valor do ticket alimentação; e manutenção do pagamento do plano de saúde por parte da classe patronal.
Os empresários, de acordo com o que foi apurado, apresentaram uma contraproposta de reajuste salarial de 9%; aumento de R$ 200,00 no valor do ticket; e manutenção do plano.
Representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes que participaram das últimas reuniões chancelaram a proposta do empresariado, uma vez que é a Prefeitura quem subsidia o transporte urbano.
Já representantes da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), responsável pelo transporte semiurbano, ainda estariam reticentes em aceita-la.