O governador Carlos Brandão (PSB) oficializou o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Joaquim Washington Luiz de Oliveira, no cargo de secretário de Estado de Representação Institucional no Distrito Federal (Rebras).
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na sua edição desta quinta-feira.
O governador, em fevereiro, já havia nomeado o advogado José Evaldo Ribeiro Filho, aliado de Oliveira, para o cargo de secretário adjunto.
Washington antecipou sua aposentadoria no TCE – ele iria entrar na compulsória somente em dezembro, quando completará 75 anos – como forma de retornar ao campo político partidário.
Militante do PT e ex vice-governador do Estado, na gestão Roseana Sarney (MDB), o agora secretário, na capital federal, pretende aproximar, ainda mais, o Governo Federal do Palácio dos Leões e atuar publicamente no sentido de costurar acordos com vistas ao pleito para prefeito de São Luís, por exemplo.
Ele defende a indicação de Cricielle Muniz, diretora-geral do nstituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), para o posto de candidata a vice-prefeita na chapa que será encabeçada pelo deputado federal Duarte Júnior (PSB) representando o petismo.
O processo de escolha do sucessor de Washington Oliveira na Corte de Contas, por parte da Assembleia Legislativa, permanece paralisado devido a uma medida cautelar dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino – reveja, reveja e reveja.