O Instituto Data M, um dos mais tradicionais e assertivos institutos de pesquisa do Maranhão, divulgou resultado de uma pesquisa realizada no município de Barreirinhas, entre os dias 23 e 25 de março.
Os números, contratados pela Rádio Mirante/Imirante, apontam o crescimento na liderança de Vinicius Vale (MDB) para a disputa eleitoral a prefeito, com resultados que registram uma vantagem de 14,6% à frente do segundo colocado, Léo Costa (Podemos), isso, nas perguntas espontâneas; na expectativa de vitória, Vinicius chega a pontuar 50,3%, e Léo Costa cai para 17,5%.
A equipe do Data M realizou 507 entrevistas presenciais na modalidade de questionário elaborado. A margem de erro amostral foi de 4%, para mais ou para menos, e 95% de intervalo de confiança sobre os resultados encontrados.
O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número 08902/2024.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem em quem votariam para prefeito, Vinicius Vale aparece com 29,4%, com uma diferença de 14,6% do segundo colocado, o ex-prefeito Léo Costa, que aparece com 14,8%. Em seguida, vem o atual prefeito, Amílcar Rocha (PC do B), com 10,6%, seguido de Joab Marreiros (1,8%), Thiago Rodrigues (0,6%) e Antônio Carlos (0,2%). Os votos em branco e nulos aparecem com 4,9% e os indecisos, 37,7%.
Nas perguntas estimuladas, Vinicius Vale cresce mais ainda, despontando com 37,9 % das intenções de voto, seguido por Léo Costa (26,0%), e, em seguida por Amílcar Rocha (11,6%). Joab Marreiros volta a aparecer em quarto, com 3,6%, seguido por Thiago Rodrigues (0,8%) e Totonho Corrêa (0,8%). Brancos e nulos, aumentaram para 6,9%. Entretanto, em relação ao cenário espontâneo, o resultado das perguntas estimuladas aponta diminuição no número de indecisos (12,4%).
No cenário de expectativa de vitória, perguntado se “Independente de em quem vai votar, quem você acha que vai ganhar a eleição?”, 50,3% dos entrevistados acreditam que Vinicius Vale vencerá a eleição. A diferença para o segundo colocado cresce em 32,8%, com Léo Costa caindo para 17,5% que acham ele poderá ter vitória. Outros 5,1% acham que Amílcar Rocha se reelege. Em seguida vem Joab Marreiros (0,2%). Thiago Rodrigues e Totonho Corrêa não pontuaram nesse quesito.
Em uma configuração em que aparecem somente Vinicius Vale e Léo Costa como pré-candidatos, 42,4% dos entrevistados escolheram Vinicius. O pré-candidato Léo Costa (32,1%), teria somadas para ele, as intenções de voto de Amílcar Rocha que não aparece nesse cenário. Ainda assim Vinícius teve uma vantagem de 10,3% sobre os seus dois maiores adversários.
Rejeição consolidada – Os resultados do levantamento realizado pelo Instituto Data M também revelam uma consolidação: o alto índice de rejeição do atual prefeito Amílcar Rocha, em Barreirinhas.
Até agora, mesmo aparecendo em terceiro lugar nas intenções de voto, de todas as pesquisas realizadas pelos diferentes institutos, a opinião dos entrevistados no quesito de aprovação ou não da gestão do atual prefeito, a não aprovação foi a opção mais escolhida em todas as pesquisas.
O Data M registrou um índice percentual de 72% de não aprovação pela gestão de Amílcar Rocha, o triplo dos entrevistados que optaram pela aprovação da gestão, que foi de 22,3%.
Para as entrevistas, o Instituto DataM utilizou os parâmetros de proporcionalidade do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão quanto a sexo, idade, e grau de Instrução, além de nível de renda.
Após a realização das entrevistas, houve fiscalização durante toda a coleta de dados e auditoria em 30% dos questionários.