Desespero. Esta é a palavra que melhor define o clima que prevalece no que ainda restou do campo da oposição no município de Godofredo Viana, distante mais de 340 km da capital São Luís.
Circulou na cidade, nos últimos dias, uma pesquisa falsa de intenção de voto e sem registro na Justiça Eleitoral, o que pode complicar, sobremaneira, a pré-candidatura de Júnior Matos, ex-vereador que teve o mandato cassado, em 2014, por gazetear sessões na Câmara Municipal.
O falso levantamento coloca o pré-candidato, que é filho da ex-prefeita Conceição dos Santos Matos, que está inelegível por ter dito prestação de contas desaprovadas pelo TCE/MA, em posição de liderança.
O cenário é tão grotesco que falsa liderança foi apontada após um questionamento acerca da preferência para o cargo de vereador.
“Em uma rápida análise e de forma independente, já se questiona a origem e a veracidade da pesquisa, já que não há registros de que essa pesquisa tenha sido conduzida por nenhuma das empresas conhecidas e respeitadas no ramo. Além disso, os números não correspondem aos sentimentos expressos pela população nas ruas, já que o município não é tão grande e facilmente se consegue aferir a realidade politica local. Segundo afirma um cidadão ouvido pela redação do blog, que preferiu o anonimato, “essa tentativa de enganar o eleitorado é um desrespeito à nossa democracia. Precisamos de uma campanha baseada em fatos e propostas reais, não em mentiras”, relatou o blog do Celso Almeida sobre o assunto.
Nos bastidores, comenta-se que a manobra possa ter sido incentivada por uma mulher chamada Norma Borges.
Ela sempre foi integrante do grupo do prefeito Sissi Viana, que tem como pré-candidato à sua sucessão o ex-secretário municipal de Obras, Márcio Viana, e o deixou porque queria representar o referido na disputa eleitoral deste ano, mesmo não possuindo os requisitos necessários para a função.
Norma também é apontada como autora de uma fake news que informa falsamente que pré-candidatos do PP estariam sendo obrigados a apoiar a pré-candidatura de Viana.
O cenário claro e verdadeiro em Godofredo Viana é o seguinte: Sissi e Márcio lideram o maior grupo político da história da cidade e que detém amplas chances de vitória em outubro nos pleitos majoritário e proporcional.
Isto explica o desespero dos contrários.