Indefinição de Ivo Rezende em São Mateus mexe no tabuleiro da sucessão na Famem

Uma situação de indefinição se estabeleceu, neste momento, no pleito municipal para Prefeitura de São Mateus e, consequentemente, acabou respigando na Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), cuja eleição paro seu comando, referente ao biênio 2025/26, acontece no início do próximo ano.

O presidente da entidade, prefeito Ivo Rezende (PSB), licenciou-se da função para concorrer a reeleição em São Mateus.

Ocorre que o socialista, que detém amplas chances de renovar o mandato, de acordo com todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento, foi alcançado, nesta última sexta-feira (6), por uma decisão judicial indeferindo o seu pedido de registro de candidatura.

A sentença é da lavra do juiz Aurimar de Andrade Arrais Sobrinho, da 84º Zona Eleitoral, que acatou dois pedidos de impugnações formulados por coligações adversárias encabeçadas pelo Podemos e PDT.

O magistrado absolveu a tese de que Rezende, por ter assumido interinamente o cargo de prefeito durante três meses, em 2020, reelegeu-se para o seu terceiro mandato naquele ano e não estaria apto a concorrer no próximo mês, uma vez que sua recondução ao posto majoritário em São Mateus configuraria um terceiro mandato.

Ivo Rezende, que lidera a coligação “Pra São Mateus Seguir em Frente”, recorrerá da sentença de base junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA).

Caso não consiga obter êxito, terá que apontar um aliado para substituí-lo.

E é neste ponto que o nó foi dado.

Em não sendo mais prefeito, Rezende não poderá concorrer a mais um mandato de presidente da Famem – somente prefeitos e prefeitas, eleitos ou reeleitos, podem fazê-lo.

Seu retorno ao comando da entidade, em fevereiro de 2025, era dado como certo, uma vez que desenvolve um bom trabalho em prol do municipalismo; detém apoio massivo da classe dos gestores municipais; e tem a total simpatia do Palácio dos Leões.

A notícia da indefinição acerca do futuro político do prefeito de São Mateus e presidente licenciado da Federação ouriçou o movimento municipalista, deixando interessados, principalmente, prefeitos e prefeitas que caminham a passos largos na direção de renovarem seus mandatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *