Juscelino tenta eleger motorista para manter poder em cidade no Maranhão

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, tenta eleger o motorista da família, Ademar Alves Magalhães (União Brasil), como prefeito de Vitorino Freire (MA).

O nome foi lançado para tentar manter o controle da cidade, já que a atual prefeita e irmã dele, Luanna Rezende (União Brasil), está no segundo mandato e não concorre.

Motorista era responsável por levar Juscelino Filho a festas e vaquejadas, segundo fontes ouvidas pelo UOL.

Conhecido como Fogoió, ele era adversário político da família Rezende e passou a ser aliado de primeira hora após seus irmãos se aproximarem de Juscelino Rezende, o pai do ministro.

Durante a adolescência do ministro, Fogoió foi incumbido de levá-lo a eventos sociais e fazer sua segurança na cidade do interior do Maranhão (a cerca de 300 km de São Luís).

Fogoió entrou para o funcionalismo público em 2004. Ele ficou como motorista na Prefeitura de Vitorino Freire de março de 2004 a fevereiro de 2019.

De 2015 a 2019, foi contratado como secretário parlamentar no gabinete do então deputado federal Juscelino Filho.

Cargo permite que ele desempenhe a função em Brasília ou no estado do parlamentar. Fogoió ficava no Maranhão e era motorista de Juscelino, com salário bruto inicial de R$ 10,5 mil.

Em 2019, o rendimento chegou a R$ 15,6 mil, segundo o site da Câmara dos Deputados.

Segundo a assessoria do ministro das Comunicações e da Prefeitura de Vitorino Freire, Fogoió não foi remunerado pelo município no período em que foi funcionário da Câmara.

A informação consta no Portal da Transparência do município somente de 2018 a 2019.

O UOL solicitou uma certidão dos anos anteriores e não obteve resposta até a publicação deste texto.

A sucessão de Luanna na prefeitura começou a ser construída com a nomeação de Fogoió para secretário de Infraestrutura e Transportes, em 2023.

Não há restrições quanto à formação da pessoa indicada para assumir a posição, já que se trata de um cargo de confiança do gestor da cidade.

Alguém sem experiência na área pode exercer a função de secretário municipal de qualquer pasta ao gosto do prefeito.

Continue lendo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *