O deputado federal Duarte Júnior, candidato a prefeito de São Luís pelo PSB, é o postulante ao Palácio de La Ravardière que detém o maior poderio político e partidário em relação aos demais sete concorrentes.
O ex-presidente do Procon lidera a coligação “Juntos Por São Luís”, que reúne 12 siglas que, juntas, oferecem ao socialista o maior tempo no horário da propaganda eleitoral gratuita.
Além disso, conta com os apoios do presidente Lula (PT); da maioria absoluta dos atuais vereadores e vereadoras ludovicenses; do Palácio dos Leões; e do grupo formado por políticos oriundos do chamado dinismo, uma referência ao ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.
No entanto, mesmo contando com esta soma de fatores favoráveis, Duarte ainda aparece estagnado nas pesquisas de intenção de voto.
O editor do Blog analisou os últimos três levantamentos divulgados recentemente.
O Instituto DataIlha divulgou pesquisa (reveja) no dia 19 de agosto, oportunidade na qual Duarte cravou 24,5% das intenções de voto.
No dia 02 deste mês (reveja), o Instituto Solução Consultoria publicizou números de um levantamento no qual o parlamentar apareceu com 23%.
Já na noite de ontem, a Quaest, contratada pela TV Mirante, atestou vitória folgada do prefeito Eduardo Braide (PSD), candidato a reeleição, com 60%.
Duarte marcou 21%.
Estas três últimas pesquisas, levando em consideração a margem de erro para mais ou para menos, atestaram que, neste momento, o candidato do PSB permanece parado, com um percentual de intenção de voto praticamente igual ao que ele obteve em 2020, quando conseguiu ir para o segundo turno contra o próprio Braide.
Se avançará, ou não, somente os próximos 26 dias de campanha irão mostrar.