O deputado estadual Miltinho Aragão (PSB), que está exercendo interinamente o mandato na Assembleia Legislativa, figura como o principal nome para substituir o prefeito Ivo Rezende (PSB) na disputa pelo comando da Prefeitura de São Mateus.
Presidente licenciado da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Rezende ainda não teve o pedido de registro de candidatura aprovado para concorrer à reeleição e aguarda, no TRE/MA, julgamento de recurso no qual tenta reverter decisão da Justiça de base que indeferiu o seu pedido após atender representações formuladas pelo Podemos e PDT.
O juiz Aurimar de Andrade Arrais Sobrinho, da 84º Zona Eleitoral acatou a a tese de que Rezende, por ter assumido interinamente o cargo de prefeito durante três meses, em 2020, em substituição ao próprio Miltinho, reelegeu-se para o seu terceiro mandato naquele ano e não estaria apto a concorrer no próximo mês, uma vez que sua recondução ao posto majoritário em São Mateus configuraria um terceiro mandato.
Leia também:
Indefinição de Ivo Rezende em São Mateus mexe no tabuleiro da sucessão na Famem
Gestor da cidade em duas oportunidades consecutivas, Miltinho Aragão é o um dos principais líderes do grupo governista no município.
Sua candidatura, em substituição a do sobrinho, é mais do que natural e representa o caminho mais acertado para vitória, de acordo com pesquisas de intenção de voto.
Além disso, eleito prefeito, Miltinho teria chances robustas de pleitear e vencer a eleição para presidência da Famem, que ocorrerá no início do próximo ano.
O prazo para troca de candidaturas finda-se no próximo dia 15.