Tiago Fernandes participa de campanha Setembro Verde no Hospital Universitário

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou de cerimônia alusiva à campanha Setembro Verde, realizada no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-Ufma). O encontro reuniu gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da unidade, pessoas transplantadas, e destacou a importância da doação de órgãos.

A campanha Setembro Verde tem como objetivo promover a sensibilização da sociedade sobre a doação de órgãos e tecidos, além da capacitação de profissionais que atuam nos serviços de saúde para o contato com as famílias doadoras quanto ao “sim” que poderá salvar diversas vidas.

“Buscamos ampliar o diálogo com a sociedade sobre a doação de órgãos e a sensibilização sobre o tema, acolhendo e ajudando a salvar vidas. Também estamos empenhados em cada vez mais capacitar nossos profissionais responsáveis pela entrevista familiar”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Neste ano, o tema da campanha do Setembro Verde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é “Doação de órgãos – Fale sobre isso”, e reforça, na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação.

Para debater sobre a doação de órgãos, os presentes na solenidade participaram de palestra ministrada pelo professor doutor Natalino Salgado, que teve como tema “História do Transplante no Estado do Maranhão”. O ex-reitor da Ufma e professor titular em nefrologia, foi o pioneiro em trazer o transplante de rim para o Maranhão.

O superintendente do HU-Ufma em exercício e gerente de Atenção à Saúde da unidade, Dyego Brito, fez saudação a todos doadores que se fizeram presentes na solenidade através dos pacientes receptores. “Se não fossem eles, penso que muitos de nós não estaríamos aqui. Por isso precisamos saudar os doadores e as famílias doadoras. Todos aqui somos irmãos, mas se não fossem eles, incluindo os doadores vivos, nós não teríamos avançado como avançamos nos transplantes”, afirmou Dyego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *