Além do governador Carlos Brandão (PSB), que obteve vitória com aliados em 158 Prefeituras, das 217, sendo a última a de Imperatriz, a segunda maior do Maranhão, o deputado federal licenciado e atual ministro do Esporte, André Fufuca, presidente estadual do PP, saiu fortalecido das urnas no Maranhão para continuar pavimentando o seu projeto de concorrer ao Senado, em 2026.
Fufuquinha viu o seu partido sair de 17 prefeitos e prefeitas, eleitos ou reeleitos em 2020, para garantir vitória em 30 cidades, este ano, incluindo a Princesa da Região Tocantina.
Fufuca, ainda em janeiro, confirmou que pretende, de fato, concorrer pelo grupo de Brandão a uma das duas vagas para Câmara Alta que serão abertas daqui a dois anos.
Em recente evento em Imperatriz, inclusive, foi chamado pelo próprio governador de senador.
A primeira vaga, pode-se atestar, será destinada ao próprio Brandão que, para estar apto a disputar, precisará renunciar ao mandato seis meses antes do pleito majoritário.
No entanto, ainda não se sabe se, este, será o cenário que se confirmará, uma vez que a sua saída é dada como incerta no momento.
O certo é que Fufuquinha se fortaleceu, sobremaneira, e continuará costurando alianças não apenas à nível regional, como também em Brasília onde, além de figurar como aliado do presidente Lula, do PT, detém ótimo trânsito com a direção da sua legenda e de outras do campo governista.