UFMA pede apuração penal para historiadora que realizou dança “Educando com o C…”

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em nota divulgada à imprensa, confirmou que acionou o Ministério Público Federal para seja realizada apuração penal acerca da participação da cantora e historiadora Tertuliana Lustosa, dentro das dependências da instituição de ensino, na qual ela executou a performance “Educando com o C,,,”.

A Universidade já havia aberto sindicância interna para apurar as circunstâncias nas quais ocorreram o fato durante mesa redonda “Dissidências de Gênero e Sexualidades”, promovida pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP).

“A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa que, cumprindo com sua obrigação legal, requereu do Ministério Público Federal (MPF) a devida apuração penal dos fatos ocorridos em recente evento realizado no Centro de Ciências Humanas. Por meio do Ofício nº 96/2024, a UFMA solicitou ao MPF a instauração de procedimento investigativo para apurar a conduta da palestrante, que NÃO PERTENCE AO QUADRO FUNCIONAL DA UNIVERSIDADE, e de quaisquer outros responsáveis, de modo a garantir a responsabilização penal adequada e preservar a integridade institucional da Universidade Federal do Maranhão. A UFMA reafirma seu compromisso com a transparência e a educação pública de qualidade e agradece o apoio da comunidade acadêmica e da sociedade em geral durante este processo. Por fim, reforça seu empenho em promover um espaço de aprendizado e convivência pautado pela ética e pelo respeito mútuo””, disse o comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *