O coral ‘Vozes da Unabi’, uma iniciativa do Programa Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participará do renomado Festival Paraibano de Coros (Fepac).
Este evento internacional, que acontecerá entre os dias 18 e 24 de novembro, em João Pessoa (PB), reunirá 63 coros de diversos estados brasileiros, transformando a cidade na “Capital da Voz”.
“O Vozes da Unabi é uma verdadeira ferramenta sociocultural que, através da música, promove inclusão, valorização da cultura maranhense e integração entre gerações”, destaca o vereador Raimundo Penha, que é padrinho do coral e um grande incentivador das ações culturais voltadas para a terceira idade.
Fundado em 2016, o coral é conduzido pelo maestro Chico Newman e coordenado pela profª Efigênia Magda Vieira. O grupo, formado por 37 coralistas – 34 mulheres e 3 homens – apresentará um repertório especial que inclui composições de grandes nomes da música maranhense e brasileira, como João do Vale, Raimundo Makarra, Paulinho Pedra Azul e Milton Nascimento. Além de exaltar a cultura regional, o coral também promove o bem-estar e a socialização do público sênior, um dos focos principais do projeto.
A 22ª edição do Fepac é um evento de caráter não competitivo, criado em 2003, com o objetivo de divulgar e expandir o canto coral. Este ano, o festival homenageia o maestro e compositor Eduardo Lakschevitz, reconhecendo sua valiosa contribuição ao evento ao longo dos anos.
Promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e com apoio do Governo do Estado da Paraíba, o festival reafirma seu papel como um dos principais eventos de coro no Brasil, oferecendo um espaço de troca e intercâmbio cultural entre coros de diversos estados e cidades do país.