O casal de deputados federais Josimar de Maranhãozinho e Detinha, ambos do PL, serão contemplados com a maior honraria da Assembleia Legislativa, a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’.
A concessão foi proposta pelo deputado suplente, Vinicius Louro (PL), e aprovada pelo plenário esta semana.
“Será uma grande honra receber a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, ao lado da minha querida esposa, deputada federal @detinhapl, por iniciativa do deputado estadual @dep_vinicius_louro e aprovação unânime da Assembleia Legislativa do Maranhão. Este reconhecimento só reforça nosso compromisso com o povo maranhense e nos inspira a seguir trabalhando com dedicação para transformar a vida das famílias do nosso estado. Muito obrigado!”, disse “Moral da BR” nas redes sociais.
Josimar, ao longo da sua carreira política, principalmente após chegar na Casa do Povo e eleger-se para Câmara Federal, já foi alvo de diversas operações deflagradas por instituições estaduais e Polícia Federal.
Ele controla um grupo formado por 41 prefeitos e prefeitas, eleitos e reeleitos em outubro; e uma bancada em Brasília de quatro parlamentares.
Ele e o seu colega, deputado federal Pastor Gil (PL), foram denunciados, em setembro, pela Procuradoria Geral da República pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa em um suposto esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares – reveja e reveja.
Em uma entrevista concedida após o pleito do dia 06 de outubro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) citou marginais para referir-se aos dois deputados maranhenses – reveja.
Antes do segundo turno no município de Imperatriz, o deputado federal Aluisio Mendes anunciou rompimento com a então candidata Mariana Carvalho devido ao fato da mesma, na condição de filiada ao Republicanos, seu partido, ter se aliançado com o PL de Josimar, o classificando de líder de uma Organização Criminosa (OCRIM) que atua em Prefeituras maranhenses – reveja e reveja.