Nesta quinta-feira, 7 de Novembro, a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Júlio Mendonça, promoveu uma reunião para discutir o impacto da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na agricultura familiar do Maranhão.
O encontro contou com a presença de Loroana Santana, diretora executiva da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Thiago Borges, que apresentaram dados e destacaram a importância da assistência técnica para o fortalecimento da produção agrícola familiar.
A apresentação de Loroana e Thiago, trouxe números expressivos: o Brasil possui cerca de 3,9 milhões de estabelecimentos de agricultura familiar, que respondem por 73% dos alimentos que chegam às mesas do país. No entanto, apenas 18,2% desses estabelecimentos recebem assistência técnica.
Em sua fala, o deputado Júlio ressaltou o papel fundamental da Anater para o desenvolvimento rural sustentável no Maranhão. “A Anater oferece o suporte que nossos pequenos agricultores precisam para desenvolver práticas mais sustentáveis, aumentar a produtividade e melhorar sua renda,” afirmou o deputado.
Estiveram presentes na reunião, além de Loroana e Thiago representantes de diversas entidades importantes para o setor agrícola: Sandro Monte Negro, presidente da Agerp; Francisco Cysne, superintendente da Conab; Joaquim Queiroz, Secretário adjunto de coordenação e política interna da SAF, Jonilson, da FETAEMA; e Alzenira Montelo, do MST. Os deputados estaduais Carlos Lula, Davi Brandão, Francisco Nagib e Viviane também participaram, enriquecendo o debate sobre os próximos passos para fortalecer a assistência técnica e a agricultura familiar no estado .