Abigail Cunha pede desculpas e cita sororidade em discurso na Assembleia

A deputada estadual Abigail Cunha (PL) fez, nesta terça-feira, um discurso de despedida da Assembleia Legislativa.

Ela deixou o cargo, que já foi ocupado por Pará Figueiredo, primeiro suplente dos Liberais, para comandar a Secretaria de Estado da Mulher.

A esposa do prefeito Rigo Teles (PL), do município de Barra do Corda, pediu desculpas públicas por ter postado nas redes sociais uma foto com duas mulheres negras que prestam serviço na sua residência para garantir que não é racista.

Ontem, conforme o editor do Blog noticiou, mais de 50 entidades, através do Fórum Maranhense de Mulheres, divulgaram documento repudiando a indicação da parlamentar para a pasta.

Estas entidades entendem que Abigail não detém histórico de luta em defesa dos direitos femininos e criticaram o fato da Secretaria ter sido utilizada em uma articulação política para beneficiar o filho do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Abigail Cunha disse que não teve a intenção de expor suas funcionárias que, segundo a deputada, têm a missão de cuidar do seu bem maior, que são seus filhos e  a família.

Ela afirmou que reuniu-se, ontem, com uma antropóloga que a conscientizou sobre o erro.

“Acabei por reforçar estereótipos de uma desigualdade estrutural de nosso país. Acabei por expor duas pessoas a quem tenho muito apreço e admiração, que convivem comigo e que cuidam do meu bem maior, do meu patrimônio maior, que são meus filhos e minha família. Peço, humildemente, publicamente, sinceras desculpas a elas e a todos e todas que se sentiram ofendidos”, disse.

Ao fim do seu discurso, ele fez questão de destacar a palavra sororidade, que significa união e a aliança entre mulheres, baseadas na empatia e no companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *