Ônibus semiurbanos devem voltar a circular a partir do meio-dia; coletivos em São Luís continuam sem previsão de retorno

Após uma audiência realizada ontem, na sede da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão divulgou informação apontando para o retorno, a partir do meio dia desta quinta-feira, das operações dos ônibus semiurbanos que fazem linhas intermunicipais para as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O Governo do Estado, responsável pelo gerenciamento deste tipo de transporte, de acordo com o que foi apurado, se comprometeu em repassar ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros recursos referentes a subsídio para que a entidade cumpra acordo trabalhista com motoristas e cobradores.

Estas linhas, que correspondem a 30% do sistema de transporte coletivo que serve a região metropolitana, deverão, neste primeiro momento, segundo o acordado, fazer ajustes para que circulem também no Centro da capital maranhense.

A greve dos rodoviários do sistema urbano, cujas linhas sevem somente São Luís, permanece sem nenhuma previsão de encerramento, tendo chegado ao seu terceiro dia.

Os trabalhadores cobram cumprimento da convenção coletiva de trabalho que prevê reajuste salarial de 7%, por exemplo.

Ontem, em entrevista coletiva, o prefeito Eduardo Braide (PSD) afirmou que só repassará o subsídio a classe patronal mediante o cumprimento de acordo firmado ainda em fevereiro, no qual os empresários se comprometeram em melhorar a frota de veículos e retornar o ar condicionado nos coletivos.

O prefeito também informou que não haverá novo reajuste do preço das passagens; e que enviará a Câmara Municipal Projeto de Lei para a revisão do contrato de concessão do transporte público e aumento da validade dos créditos eletrônicos (passagem) de 1 para 5 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *