A prefeita Paula Azevedo abriu a Semana do Meio Ambiente, em Paço do Lumiar, com uma mensagem de alerta. Ela lembrou da importância de tratar sobre a destinação correta do lixo e o engajamento de cada um, na luta por uma cidade mais sustentável.
“O cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade é de interesse de todos nós e é urgente que todos estejamos juntos nesta luta para tentar mudar a realidade em que vivemos. É preciso dar destinação correta para o lixo que se produz nas cidades e aqui em Paço não é diferente. Por isso, teremos uma semana intensa de ações educativas envolvendo toda a sociedade luminense e principalmente, os alunos da rede municipal, que precisam espalhar informação para ampliar a conscientização. Todos podemos fazer a diferença”, disse a prefeita Paula.
Este foi o tom da cerimônia de abertura da Semana de Meio Ambiente 2023, que aconteceu nesta quinta-feira (1), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAP). Neste ano, o tema é “Semana do Meio Ambiente 2023 – Resíduos Sólidos: Jogando limpo com Paço”.
Durante a manhã, foi exibido o documentário “O Lixo Nosso de Cada Dia”, da diretora Fernanda Barbosa, para provocar reflexões sobre os caminhos do lixo e retratar a relação que a sociedade tem com o lixo que produz. Também foi feita uma reflexão sobre o filme e a exibição de boas práticas ambientais em painel.
Ainda pela manhã, ocorreu uma ação de fiscalização e colocação de placa sinalizadora em terreno com lixo estacionário, na Estrada de Ribamar, altura do bairro Lima Verde. A ação foi em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU).
A programação inclui colocação de placa de desapropriação em terreno do bairro, que tem se tornado local de descarte irregular e serve de lixão para a comunidade do entorno. Além disso, também estão previstas outras ações, como a gincana em três escolas municipais da sede, com a coleta de lixo eletrônico, nesta sexta-feira (2) e na segunda-feira (5), terá a recomposição da mata ciliar, na Beira Rio da Maioba, a partir das 9h da manhã.