Os prefeitos Felipe dos Pneus (Republicanos) e Dinair Veloso (PDT), dos municípios de Santa Inês e Timon, respectivamente, têm em comum muito além do fato de quererem renovar seus mandatos ano que vem.
Com gestões desaprovadas pelas populações, os dois políticos promoveram recentemente licitações milionárias com o objetivo de contratar agências de publicidade para darem um upgrade nos seus governos mirando convencer o eleitorado a mudar de ideia em 2024.
No último dia 11, a gestão Dinair Veloso realizou sessão de abertura de licitação, no valor de R$ 5 milhões, para contratação de agência de publicidade e propaganda, “compreendendo o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo estudo, planejamento, conceituação, concepção, criação, execução interna, intermediação e supervisão da execução externa; compra de mídia e distribuição de publicidade com o intuito de atender ao princípio da publicidade e ao direito à informação; de difundir ideias, princípios, iniciativas ou instituições ou de informar o público em geral”.
O resultado do certame ainda não foi tornado público.
Já afastado do cargo em duas oportunidades (reveja e reveja), Felipe dos Pneus, que é engenheiro civil e pecuarista, contratou, pelo valor de R$ 4 milhões, a AG-10 Propaganda Ltda, sediada em São Luís, para prestar os mesmos serviços descritos no edital da Prefeitura de Timon.
O contrato, de nº 230/23, foi assinado por Breno Luís Mendes Raposo, chefe de gabinete do gestor.
O esquema, segundo a investigação, contava com a chefia de Felipe e a atuação de dois articuladores, que montavam as licitações fraudulentas e controlavam o repasse de propina.
Eles contavam com a colaboração de servidores comissionados ligados à Prefeitura, para garantir a aparência de licitude das contratações, bem como com empresas beneficiárias e intermediárias e seus respectivos sócios.