Dois veados e uma arara foram apreendidos nesta manhã, na Vila Riod, em São Luís, na residência do vereador Edson Gaguinho (União Brasil).
Os animais foram encontrados quando membros do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público, e policiais rodoviários federais cumpriam mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça no bojo da operação Véu de Maquiavel.
O parlamentar chegou a ser conduzido à Delegacia e liberado posteriormente após prestar esclarecimentos.
Os animais foram encaminhados a superintendência regional do Ibama.
A operação faz parte de uma investigação iniciada em 2021 para apurar o desvio de recursos de emendas parlamentares por meio de entidades sem fins lucrativos.
O procedimento investigatório abrange três instituições sem fins lucrativos que, juntas, foram beneficiárias de cerca de R$ 6 milhões em emendas parlamentares com fortes indícios de simulação da aplicação de recursos.
Em São Luís, os mandados foram cumpridos em residências de pessoas físicas, endereços de pessoas jurídicas e órgãos públicos, dentre os quais a Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Cultura.
Durante a execução da ordem judicial foram efetuadas duas prisões em flagrante, sendo a primeira decorrente do encontro de animais silvestres e de munições na residência de um dos alvos; e a segunda prisão foi motivada pela posse de grande quantidade de medicação de uso controlado na residência de outro investigado.