Em seu discurso na sessão plenária desta quarta-feira (18), o deputado Júlio Mendonça (PCdoB) usou a tribuna para chamar a atenção para a situação da MA-006, principalmente no trecho entre Pedro do Rosário e Pinheiro, e cobrar providências do Governo do Estado.
O parlamentar destacou que a estrada necessita de serviços emergenciais, como de tapa-buraco, antes que inicie o período chuvoso e a estrada fique ainda mais intrafegável.
“Houve uma reunião em Pedro do Rosário com vários vereadores e lideranças, oportunidade na qual pediram atenção especial do Governo do Estado para que retome os trabalhos de tapa-buraco na MA-006. Mas, é importante dizer que o inverno está próximo, e aqueles trechos perto do povoado do Caju e também do outro lado que liga Pedro do Rosário a Pinheiro têm vários trechos que são quase intrafegáveis”, frisou.
O parlamentar destacou a atual situação econômica da gestão estadual, que adota uma política de contingenciamento, controlando o orçamento governamental para evitar desequilíbrio financeiro. “Volto a falar do momento que passa o Governo do Estado. O momento financeiro do estado. Compreendemos e somos solidários, mas pedimos o esforço do governador Carlos Brandão”.
A MA-006 é um dos principais acessos à Baixada Maranhense e importante via de escoamento da produção, transporte de produtos, troca e consumo de bens e serviços entre essas cidades e as demais localidades da região.
Júlio Mendonça colocou-se à disposição para intermediar o diálogo e buscar soluções para a retomada das obras. “Eu me solidarizo, coloco nosso mandato à disposição do povo de Pedro Rosário para a gente dialogar com o secretário Aparício Bandeira, que é uma pessoa sensível, e possamos, de fato, não deixar cortar aquela importante via de acesso a vários municípios”, ressaltou.
Ferryboat – O deputado Júlio Mendonça destacou, ainda, os problemas mecânicos ocorridos nos últimos dias com os ferryboats José Humberto e São Gabriel, que ficaram à deriva e tiveram que ser rebocados para a costa ludovicense.
“Eu também sou da Baixada, tenho vários amigos, amigas, e sabemos da dificuldade do povo baixadeiro. Por isso, quero aqui também ratificar a nossa posição em defesa de um diálogo com Empresa Maranhense de Administração Portuária. Eu solicito também ao deputado Cláudio Cunha, que é presidente da Comissão de Obras, que convide aqui o presidente da EMAP para que a gente possa dialogar, sugerir, escutar e, assim, criarmos diretrizes para superar esse momento de dificuldade”, finalizou.