Notas para encerrar o sábado…

Brandão e Dino fumam o cachimbo da paz – O governador Carlos Brandão e o ministro Flávio Dino fumaram o cachimbo da paz. Em Brasília, onde manteve agenda de trabalho esta semana, Brandão reuniu-se com o auxiliar de Lula em um bate papo que, de acordo com o que foi apurado pelo editor do Blog, serviu para aparar muitas arestas. Os dois socialistas estarão juntos no pleito de 2024. Obviamente que em determinados municípios, em função dos cenários políticos que colocam em situação de confronto aliados de ambos, terão que encontrar solução no sentido de resolver seus interesses. Mas o entendimento de que dividir só atrapalha o futuro político do grupo majoritário do Maranhão prevaleceu.

Juntos em São Luís – A eleição de São Luís também está pacificada. Dino apoia a pré-candidatura do deputado federal Duarte Júnior, do PSB, partido seu e do governador. Brandão, neste momento, não irá declarar apoio público ao ex-presidente do Procon para não melindrar os outros pré-candidatos do seu campo. O chefe do Palácio dos Leões ainda avalia se o lançamento de pelo menos três candidaturas competitivas do seu campo, além da de Duarte, será a jogada mais correta para levar a disputa para o segundo turno, onde, diferentemente de 2020, todos estarão juntos gravitando em torno do nome do Palácio dos Leões.

Sem apoio a Braide – Tentar um entendimento com o prefeito Eduardo Braide, pré-candidato a reeleição, está totalmente fora de cogitação. Orleans Brandão, sobrinho do governador e filho do seu irmão, Marcus Brandão, por exemplo, disputará a eleição para deputado federal em 2026, diferentemente do que foi ventilado de que ele poderia ser indicado como vice do atual gestor de São Luís.

Camarão elogiado – Felipe Camarão, vice-governador e secretário de Estado da Educação, foi muito elogiado na reunião entre Carlos Brandão e Flávio Dino. O que reforça, ainda mais, a tese de que o petista assumirá o Governo no começo de 2026 – Brandão terá que renunciar para concorrer ao Senado. Seu companheiro (a) de chapa deverá sair dos quadros da Assembleia Legislativa.

Bira pisa na bola com Iracema – Titular da SAF, o ex-deputado Bira do Pindaré pisou feio na bola com a sua colega de partido e presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, ontem. Respondendo pelo PSB, Pindaré disse, durante coletiva de imprensa, que o partido caminhará com a reeleição de Dr. Almicar em Barreirinhas. O prefeito detém 70% de rejeição e aparece em terceiro lugar, longe do primeiro e segundo colocados, em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento. Vinicius Vale, filho de Iracema, lidera a disputa. Barreirinhas, vale destacar, é um dos municípios no qual Brandão e Dino terão que entrar em entendimento. O governador tem preferência clara por Vinicius. Iracema, por sua vez, não abre nem “para o trem carregado de minério” e oficializará, no que vem, a candidatura do filho.

Acorda, Pindoba – Aliados da prefeita Paula Azevedo, de Paço do Lumiar, têm reclamado da falta de traquejo e articulação da comunista em relação a sua própria sucessão. Enquanto Fred Campos avança com braçadas largas, já tendo a preferência do governador Carlos Brandão, a gestora parece perdida e sem um plano que lhe garanta fazer o seu sucessor. Ainda há tempo e quem avisa amigo é!

Criciele não será vice – Petistas ouvidos pelo editor do Blog classificaram como factoide informação dando conta de que Cricielle Muniz será indicada pelo partido para ser a companheira de chapa de Duarte Júnior. Ela, segundo eles, quer permanecer na direção-geral do IEMA.

Luciano não abre para Fábio – O prefeito Luciano Genésio, da combalida e maltratada Pinheiro, já mandou avisar ao senador Weverton Rocha, presidente do seu partido, o PDT: Não aceitará participar de uma articulação que envolveria a licença do deputado federal Márcio Honaiser para a ascensão de Fábio Câmara ao mandato em Brasília. A irmã do prefeito, Lucyana Genésio, é a primeira suplente de Honaiser e, caso ele se licencie, assumirá o mandato, não oferecendo chance ao ex-vereador, que é segundo suplente e tenta se viabilizar como pré-candidato a prefeito da capital pelo partido de Brizola e Jackson Lago.

Ralpnet no Podemos – Por falar em Pinheiro, o empresário André da RalpNet filiou-se ao Podemos, partido pelo qual disputará a eleição para Prefeitura da Princesa da Baixada. André aparece bem posicionado em todas as pesquisas divulgadas até o momento.

 

Preso assaltante da Zaffira – A Polícia Civil prendeu neste sábado Luís Henrique Ferreira Xavier, conhecido no mundo do crime como Ligeirinho, acusado de ser um dos bandidos que assaltou a loja Zaffira Joias e Personalizados, no Shopping da Ilha, na tarde de ontem. Dois dias antes, ele havia assaltado uma unidade das Casas Bahia, no João Paulo.

Um excelente fim de semanas aos leitores…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *