O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) finalizou na noite de ontem o julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) na qual do PSD e o candidato derrotado ao cargo de deputado estadual, Inácio Melo, marido da senadora Eliziane Gama, solicitavam a cassação da chapa do União Brasil que concorreu para a Assembleia Legislativa ano passado alegando suposta fraude na cota de gênero.
A Ação foi rejeitada unanimemente pela Corte, recebendo sete votos contrários que seguiram parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE).
A decisão beneficiou o deputado estadual Neto Evangelista, reeleito pelo o UB e que é pré-candidato a prefeito de São Luís.
No dia 18 de dezembro, de acordo com o que foi apurado pelo editor do Blog, o Pleno apreciação uma AIJE, também protocolada pelo PSD, pedindo a cassação da chapa do PSC, legenda que foi incorporada pelo Podemos.
Parecer do MPE, cujo teor já foi divulgado, solicita a cassação devido à fraude na cota de gênero.
Estão em jogo, neste caso, os mandatos dos deputados Wellington do Curso e Fernando Braide, reeleito e eleito, respectivamente.
O Podemos também é acusado pela mesma suposta fraude.
Foram eleitos pelo partido Júnior Cascaria e Leandro Bello.
Ainda não há, neste caso, data marcada para o início do julgamento.