CPI pode ser instalada na Câmara para investigar governo Braide

Começou a tramitar na Câmara Municipal de São Luís, neste último sábado, requerimento de autoria do vereador Álvaro Pires (PSB) que visa instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa para investigar supostas irregularidades ocorridas na gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD).

O colegiado, que precisa de 11 assinaturas para ser instalado, terá como foco apurar contratações nebulosas e que tiveram como palco central a Comissão Central de Licitação (CPL) da Prefeitura.

No último dia 08, o prefeito exonerou do cargo de presidente da CPL Washington Ribeiro Viêgas Neto.

Em seguida, demitiu, de uma só vez, 14 servidores da referida Comissão.

As demissões ocorreram após tornar-se pública uma dispensa de licitação, no valor de R$ 18 milhões, que beneficiou a empresa Aroma & Sabor Alimentos LTDA, de propriedade de Arthur Henrique Segalla de Carvalho Pereira, conhecido como “Sorriso”, que foi assessor parlamentar de Eduardo Braide quando este exerceu o cargo de deputado estadual.

O contrato prevê fornecimento de alimentação para Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (SocorrãoII), Casa de Parto Nazira Assub, Hospital da Criança, Pronto Socorro do Anil, CAPS AD, CAPS II e CAPS Infantil.

A repercussão do caso ganhou novos contornos após o editor do Blog noticiar que, esta, não havia sido a primeira vez que “Sorriso” havia sido beneficiado com o dispositivo da dispensa de licitação no governo do seu ex-chefe.

O Restaurante Pier 77, nome de fantasia da Aroma & Sabor, recebeu, em 2022, R$ 1.834.920,00 da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) para prestação de serviço, em caráter emergencial, de preparo e fornecimento de quentinhas para atender as necessidades da pasta dirigida pelo engenheiro David Col Debella.

“Quando após várias denúncias por parte de colegas vereadores e vereadoras vem à tona, quando a imprensa livre denúncia diariamente suspeitas irregularidades, e o agora o próprio prefeito Eduardo Salim Braide, põe em suspeita toda a sua Comissão de Licitação, HÁ ALGO DE GRAVÍSSIMO, e esta Casa Legislativo, que é COMPETENTE, para investigar estes graves fatos, NÃO vai se furtar de sua competência constitucional. Espero que nossos colegas nos acompanhem nesta CPI”, afirmou Álvaro Pires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *