A promotora de Justiça Fabíola Fernandes Faheina Ferreira, da Comarca de Rosário, instaurou procedimento administrativo para acompanhar providências que devem ser adotadas pelo município de Bacabeira no que diz respeito a atualizar o Plano Municipal de Educação.
A medida foi adotada diante do cenário negativo constatado no setor educacional da cidade que, segundo a representante do Ministério Público, apresenta um dos cinco piores Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos anos iniciais.
Ela explicou que o MP possui dois projetos estruturantes na área de educação, quais sejam,o projeto “Financiar para Educar”, voltado ao monitoramento da aplicação dos recursos destinados ao financiamento da educação; e “O Ministério Público na Efetivação e Construção dos Planos Municipais de Educação”, que visa à efetivação dos planos municipais de educação em vigor e à construção adequada dos novos planos.
“Conforme apontado pelo CAO Educação, através do OFC-CIRC-CAOP/EDU – 102023, O Município de Bacabeira está incluído entre os Municípios que possuem os cinco piores IDEB anos iniciais. O procedimento administrativo tem como objetivo de acompanhar as providências adotadas pelo Município de Bacabeira para atualização do Plano Municipal de Educação”, disse.
A cidade é gerida pela prefeita reeleita Fernanda Gonçalo que, para manter-se no poder, a partir de 2025, lançará a sobrinha do marido, Naila Gonçalo, para sucedê-la.