Um comparativo feito entre pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Instituto DataIlha e Instituto Solução Consultoria, que mensuraram a preferência do eleitorado ludovicense no pleito majoritário, atestou queda de 10 pontos percentuais do prefeito Eduardo Braide (PSD), candidato a reeleição, em um intervalo de pouco mais de um mês.
No DataIlha, cujo levantamento foi publicizado no dia 22 de julho, o gestor aparecia com 56,1% das intenções de voto, vencendo, com folga, a disputa no primeiro turno.
Já no Solução Contábil, cujos os números foram divulgados nesta última segunda-feira (2), o prefeito marcou 46%, percentual que pode ser menor se a margem de erro for puxada para baixo.
A queda de Eduardo Braide, faltando 34 dias para a eleição, pode ser explicada pelo desgaste sofrido pelo gestor em casos relacionados ao chamado “Carro do Milhão” e a contratação de uma Creche, por quase R$ 8 milhões, para realizar o projeto do aniversário de São Luís deste ano.
Vale destacar, ainda, que o principal oponente do prefeito, qual seja o deputado federal Duarte Júnior, candidato a prefeito pelo PSB, manteve o seu percentual de 23% de intenção de voto.
Os deputados estaduais Wellington do Curso (Novo) e Yglésio Moyses (PRTB) tiveram os maiores crescimentos se comparados os dois levantamentos.