A eleição para o comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), biênio 2025/26, permanece movimentando os bastidores políticos que envolvem prefeitos e prefeitas, dentre eleitos e reeleitos.
O deputado estadual Roberto Costa (MDB), eleito prefeito de Bacabal, segue como franco favorito para encabeçar uma candidatura única à presidência com a chancela do Palácio dos Leões.
Além do governador Carlos Brandão (PSB), que reuniu na última segunda-feira, durante almoço, presidentes de partidos que lhe prestam apoio, oportunidade na qual ratificou apoio a Costa e pediu em seu favor, o ainda parlamentar conta com as adesões da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), cujo grupo político saiu fortalecido e ampliado das urnas; e do presidente do emedebismo no Estado, Marcus Brandão, que viu o seu partido sair de sete prefeituras para 37.
O próximo prefeito de Bacabal vem, diariamente, recebendo novas manifestações de apoio, como foi o caso do prefeito reeleito de Pastos Bons, Enoque Mota (MDB), que abdicou da candidatura para entidade nesta última terça-feira (22).
No entanto, três gestores, todos também reeleitos, ainda mantém suas pré-candidaturas, pelo menos por enquanto.
Tratam-se de Belezinha (PL), prefeita de Chapadinha e projeto do grupo do deputado federal Josimar de Maranhãozinho; Bruno Silva (PP), de Coelho Neto; e Kabão (MDB), de Cantanhede.
Este último, que preside o Consórcio Público Conlagos, que reúne 24 municípios, reuniu apoiadores, ontem, oportunidade na qual apresentou suas propostas para entidade.
A eleição para a nova diretoria da Federação só acontece em janeiro e, até lá, Executivo e Legislativo, juntos, trabalharão pela pacificação e unidade.
E, este, é o cenário que deverá prevalecer.