O prefeito Eduardo Braide (PSD), de São Luís, e o médico Lahesio Bonfim (Novo), ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e candidatado derrotado ao Governo, participaram, nesta quarta-feira (23), de ato em apoio à candidatura de Mariana Carvalho (Republicanos) para Prefeitura de Imperatriz, cujo segundo turno acontece no próximo domingo (27).
Os dois políticos são vistos como possíveis postulantes ao Palácio dos Leões nas próximas eleições majoritárias.
Lahesio, em seu discurso, deixou clara a sua pretensão de concorrer novamente em um enfrentamento ao grupo do governador Carlos Brandão (PSB), que saiu das urnas extremamente fortalecido com 157 prefeituras, em 2026.
O ex-prefeito, em 2022, surfou na onda do bolsonarismo e conseguiu ficar em segundo lugar, aproveitando-se da polarização esquerda versos direita que se estabeleceu em todas as regiões do país.
Deixou o PSC, partido que foi incorporado pelo Podemos, para ingressar no Novo e funcionou como uma espécie de garoto propaganda da legenda no pleito municipal deste ano.
Seu desempenho, vale destacar, foi pífio, uma vez que o Novo não elegeu nenhum prefeito ou prefeita.
Braide, em sua fala, preferiu não tratar de futuras eleições e limitou-se a ratificar apoio a Mariana; destacar a sua vitória no primeiro turno, com mais de 70% dos votos válidos; e reafirmar que o gestor “não precisa estar alinhado a nenhum grupo político e, sim, ao povo”.
Lahesio, de fato, não será candidato somente se não quiser. Afinal, apesar de não deter grupo político robusto, o que faz toda a diferença em um pleito estadual, tem a garantia de ter legenda para concorrer.
Já Braide iniciou, ao que tudo indica, um processo de peregrinação por algumas regiões do Estado visando tornar-se mais conhecido levantando a bandeira de “gestor competente, que trabalha com recursos próprios e que não necessita da ajuda de ninguém”.
Uma espécie de “um contra todos”.
O editor do Blog avalia que o gestor da capital continuará maturando esta estratégia e não concorrerá ao Governo em 2026.
Já em 2030…
Abaixo, assista a trechos dos discursos de ambos.