Beto Castro antecipa debate sobre nova eleição para presidência da Câmara de São Luís

Reeleito para o seu quarto mandato consecutivo, o vereador Beto Castro (Avante) resolveu antecipar debate sobre a eleição para presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, para o ainda distante biênio 2026/27.

O pleito interno para o próximo biênio (25/26) acontecerá em janeiro e caminha para ter apenas uma chapa, que será encabeçada pelo atual presidente, vereador Paulo Victor (PSB), que detém maioria absoluta de apoios para ser reconduzido ao posto.

Pelo Regimento Interno da Casa, a Mesa Diretora poderá convocar para abril do próximo ano a eleição para o biênio seguinte.

E foi por este motivo que Castro, em entrevista à Rádio Mirante News, esta semana, lançou seu nome para substituir Victor, que não mais poderá concorrer, sendo que, em 2026, irá candidatar-se ao cargo de deputado estadual sentado na estrutura do Palácio Pedro Neiva de Santana.

“Eu quero dizer, e deixar já público aqui, que o amigo Beto Castro, vereador de quatro mandatos, segundo decano, disputará a presidência da Câmara”, disse.

Ocorre que Beto Castro não é o único interessado no assunto.

Edson Gaguinho (PP), também reeleito, já se movimenta nos bastidores no sentido de ocupar a 1ª vice-presidência na composição da próxima Mesa e, desta forma, cacifar-se para substituir Paulo Victor.

A bancada feminina na CMSL, também vale destacar, já deixou claro a intenção de também lançar um nome objetivando fazer com que uma mulher volte a comandar o Legislativo Municipal.

Paralelo a isso, a futura eleição passará obrigatoriamente pelo crivo do Palácio dos Leões, que detém base formada por 23 vereadores, dos 31.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *