Emenda de Carlos Lula garante mutirão de cirurgias oftalmológicas na Área Itaqui-Bacanga

Centenas de pessoas da foram beneficiadas com o mutirão de cirurgias oftalmológicas realizado, neste sábado (23) e domingo (24), no Hospital Aquiles Lisboa, situado no bairro Vila Nova, na Área Itaqui-Bacanga. Esta ação, viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Lula (PSB), não só agilizou o acesso aos procedimentos, mas também promoveu melhorias significativas na qualidade de vida dos maranhenses.

“A gente fica muito feliz ao realizar essas cirurgias e dar acesso, por meio de nossas emendas, a esse direito das pessoas: saúde e qualidade de vida. O papel dos governos é pavimentar o caminho de cidadania e direitos para as pessoas. Muitas vezes constroem-se muros nessa pista. O nosso papel é derrubar esses obstáculos e permitir que as pessoas possam acessar seus direitos sem dificuldade”, afirma Carlos Lula.

Durante o mutirão, foram realizadas 300 cirurgias de catarata e pterígio. A catarata, apesar de comum, afeta significativamente a capacidade das pessoas de realizarem suas atividades diárias. Se não tratada, essa condição pode levar à perda parcial ou total da visão. Da mesma forma, o pterígio, também conhecido como “carne crescida”, pode impactar negativamente a visão e comprometer a qualidade de vida dos pacientes.

Ângela Maria Tavares, 65 anos, aguardava há mais de três meses para fazer a cirurgia de catarata. “Esses mutirões são uma coisa muito boa porque muita gente não tem plano de saúde para fazer esse procedimento na rede particular. Pelo SUS sempre é mais demorado e esses mutirões ajudam muito”, diz.

Aos 76 anos, Donato de Nazaré Furtado, também esperava pela cirurgia de pterígio. Há alguns meses, o idoso enfrentava a perda da parcial da visão. “Esse mutirão aqui é uma maravilha. Eu já estava com muita dificuldade na visão do lado direito e hoje quero sair daqui olhando as coisas novamente”, celebra.

Com um ano de espera, Francinete Ferreira, 53 anos, também foi uma das beneficiadas pela cirurgia de catarata neste final de semana. “Tentei fazer essa cirurgia na rede particular e o valor é de três a sete mil reais. Não tem como um assalariado pagar. Por isso esses mutirões facilitam muito a nossa vida”, comemora.

O líder comunitário, Raul Fagner, ressaltou os progressos significativos conquistados pela Área Itaqui-Bacanga desde o início da parceria com o deputado estadual Carlos Lula, que já se iniciou quando este exercia o cargo de Secretário de Estado da Saúde.

“Nos últimos anos, ao lado de Carlos Lula, alcançamos grandes avanços na melhoria dos equipamentos públicos e dos serviços de saúde aqui no Itaqui-Bacanga. A expansão do Hospital Aquiles Lisboa, a reabertura da maternidade Nossa Senhora da Penha, a ampliação da UPA e muitos outros serviços foram conquistados. Agora, graças à sensibilidade do deputado, estamos realizando este mutirão. Homens e mulheres que aguardavam há muito tempo por cirurgias agora têm a oportunidade de resolver seus problemas de saúde”, pontua Raul Fagner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *